• A importância do fluxo de caixa nos negócios

    Muitos empreendedores dos quais temos contato na montagem das áreas de lazer nos indagam quanto a questão do faturamento neste segmento. É bacana poder contar com a experiência de muitos anos e poder ajudar nossos clientes em questões que vão além da montagem da área cenográfica e de entretenimento.

    Uma das situações em relação ao faturamento é entender que existe um fluxo natural neste setor entre a receita (venda das festas) e a execução (entrega das festas).

    Vale ressaltar que acontece uma curva descendente de faturamento. É isso mesmo, mas você não precisa se assustar. Tudo é questão de planejamento. O fato é que mais pessoas contratam festas no primeiro trimestre, agendando inclusive eventos para o resto do ano. Durante o restante dos meses existe um equilíbrio entre as vendas e as “entregas”, mas quando chega novembro e dezembro, seu espaço tem muitas festas agendadas, ou seja, eventos para realizar, e nesses meses a venda de festas não é tão efetiva.

    Portanto o importante é se preparar em relação ao fluxo de caixa. Não sair gastando tudo no mês que se vendeu muita festa, deixando um caixa equilibrado para os meses de novembro e dezembro, que além de acumular muitas festas a serem realizadas, ainda possui uma folha de pagamento maior.

    Percebe-se aí, até uma vantagem, já que neste setor, normalmente o cliente faz o pagamento adiantado, para uma entrega que será realizada no futuro. Contudo, esse é o cuidado maior que o empreendedor tem que ter, saber que parte do recurso que está em caixa, será utilizado na entrega das festas futuras.

    É isso, com organização e bom planejamento financeiro, seu negócio de festa será um sucesso!

    Compartilhe: